
Educação Somática e Menstrual
1. Sessões de Educação & Terapia Somática — Método Somatic Experiencing® (SE™)
O método Experiência Somática foi desenvolvido pelo Dr. Peter Levine e fundamentado na Teoria Polivagal do neurocientista Dr. Stephen Porges. Baseia-se na capacidade inata do nosso sistema nervoso de se autorregular quando encontra segurança e suporte. As sessões de terapia somática apoiam a regulação do sistema nervoso e a resolução de stress e trauma.
Fontes de informação:
Livro: Waking the Tiger: Healing Trauma — Peter A. Levine (1997)
Livro: Healing Trauma: A Pioneering Program for Restoring the Wisdom of Your Body — Peter A. Levine (2005)
Livro: In an Unspoken Voice: How the Body Releases Trauma and Restores Goodness — Peter A. Levine (2010)
Livro: The Body Keeps the Score: Brain, Mind, and Body in the Healing of Trauma — Bessel van der Kolk (2014)
Livro: The Polyvagal Theory: Neurophysiological Foundations of Emotions, Attachment, Communication, and Self-Regulation — Stephen W. Porges (2011)
Artigo científico: Gusarova, A., Ross, C., & Carleton, R. N. (2020). Somatic experiencing – effectiveness and key factors of a body-oriented trauma therapy: A scoping literature review. European Journal of Psychotraumatology, 11(1),
Artigo científico: Porges, S. W. (2021). Polyvagal Theory: A biobehavioral journey to sociality. Comprehensive Psychoneuroendocrinology, 100069.

2. Sessões de Educação Menstrual e Monitorização Natural de Fertilidade
As sessões de educação menstrual e monitorização natural de fertilidade ajudam a mulher a compreender melhor o seu ciclo menstrual e os sinais de fertilidade, promovendo autonomia, empoderamento e conexão com o corpo — seja para prevenir ou alcançar uma gravidez, autoconhecimento ou saúde feminina geral.
Fontes de informação:
Livro: Period Repair Manual: Natural Treatment for Better Hormones and Better Periods — Lara Briden (2015)
Livro: Period Power: Harness Your Hormones and Get Your Cycle Working for You — Maisie Hill (2019)
Artigo científico: Taking Charge of Your Fertility: The Definitive Guide to Natural Birth Control, Pregnancy Achievement, and Reproductive Health — Toni Weschler (1995; ed. revista 2015)
Outras Fontes de informação:
Artigo científico: Frank-Herrmann, P., Heil, J., Gnoth, C., Toledo, E., Baur, S., Pyper, C., Jenetzky, E., Strowitzki, T., & Freundl, G. (2007). The effectiveness of a fertility awareness based method to avoid pregnancy in relation to a couple’s sexual behaviour during the
Artigo científico: Evans, R. L., Farrelly, S., Griffiths, F., et al. (2022). Systematic review of educational interventions to improve the menstrual health of young adolescent girls. BMJ

.jpg)
Sobre a Catarina
Educadora Menstrual e Instrutora de Fertilidade certificada pela Natural Family Planning UK, Terapeuta Somática certificada pelo método internacional Somatic Experiencing® (SE™) e Professora de Yoga certificada pela Yoga Alliance, com especializações em ciclo menstrual, fertilidade natural, trauma e regulação do sistema nervoso. Após anos a viver em estados de sobrevivência crónica, marcados por ansiedade, desconexão e desafios menstruais — de dores incapacitantes a longos períodos de amenorreia — percebeu a ausência de uma abordagem sustentável, que respeitasse o corpo cíclico, o sistema nervoso e a história única de cada mulher. Essa busca levou-a às práticas somáticas, à saúde menstrual e a terapias informadas pelo trauma. Hoje, acompanha mulheres nesse caminho com presença sensível, empática e anti-opressiva, criando um espaço seguro para que cada corpo possa habitar-se ao seu próprio ritmo.
Duração: 80-90 minutos (1ª
sessão)
50-60 minutos (sessões seguintes)
Valor: 85 euros (primeira sessão)
55 euros (sessões seguintes)
Encontrei a Catarina por acaso no Instagram com uma publicação que me chamou logo à atenção que dizia “21 dias para (re)começar”. Na altura, era exatamente aquilo que eu tinha pedido a Deus que me desse. Uma esperança, um novo recomeço. Quando comecei estava a passar de facto um período mesmo difícil, onde tinha acabado de descobrir que tinha um distúrbio de ansiedade e de personalidade e estava completamente perdida. Este desafio foi uma esperança que me apareceu na vida e me deu algo para me agarrar pelo menos por 21 dias. Agarrei-me a ele com todas as minhas forças e foi melhor do que alguma vez imaginei. Conheci pessoas incríveis e ganhei ferramentas que continuo a usar ainda hoje e certamente para a vida. Saí deste desafio mil vezes melhor do que quando entrei, sem dúvida. Lembro-me muitas vezes das palavras da Catarina a dizer para sermos gentis connosco próprias e por isso, comecei a amar-me mais a cada dia. Sou muito grata por tudo o que aprendi e pela experiência arrebatadora que foram estes 21 dias de puro crescimento e auto-descoberta.
Mariana C.
Entrei no desafio de 21 dias por perceber que sentia a necessidade de abrandar o ritmo e tomar tempo para mim, criar novos hábitos. Isto foi possível e superou as expetativas com as práticas guiadas pela Catarina. Senti-me sempre bem, capaz de expor dúvidas e receios e sentia boa energia, entusiasmo e uma boa dinâmica no nosso grupo, algo que também me ajudou imenso a implementar novos hábitos. Confesso que passo o dia a aguardar a prática com a Catarina e o grupo, pela boa energia e pelo efeito que a própria prática tinha em mim. Pela primeira vez consegui sentir o quanto o tempo diário comigo era importante e me fazia bem.
Catarina C.
Trabalhar com a Catarina foi mesmo transformador. Cheguei com ciclos muito irregulares, dores fortes e sem ter uma relação nada boa com o meu corpo e ciclo. Hoje tenho um ciclo mais regular e com menos dores, sinto-me mais conectada comigo mesma e compreendo os sinais do meu corpo com muito mais confiança. A Catarina acompanhou-me sempre com sensibilidade, clareza e sem pressas — foi mesmo um espaço seguro e de descoberta profunda. Obrigada!
